Páginas

"Como se fosse um segredo"
exposição individual de pintura
3 de Outubro a 14 de Novembro 2008
Redondela. Espanha

fdf


"Adivinha quem?"
exposição individual
galerias diogo de macedo/casa-museu teixeira lopes
Gaia . junho/julho 2008


arte ●destaque


“My Style”: a pintura de Filipe Rodrigues assume uma dinâmica desconstrutiva do real, numa procura e encontro evidente de novas relações espaciais e visuais do discurso a transmitir. As sobreposições de imagens deslocadas na escala empírica, destacadas em envolvimento simbólico, em sombra e manifestamente ocultas, oferecem surpreendentes mensagens, simples e complexas, de subtil jogo óptico que visa perturbar, desequilibrar, equacionar a quietude contemplativa do observador.

Ver o olhar do mundo com os olhos da expressividade estética de Filipe Rodrigues, inserido e marcado, ele próprio, pela plenitude do ambiente cultural contemporâneo, sugere-nos um sentido de quase funcionalidade (sem o ser) que inspirou a escola bauhausiana. Ou seja, nos seus quadros perscrutamos nítida e pragmática estética que nos faculta códigos de compreensão perante as preocupações do homem mergulhado nas mutações incompreensivelmente violentas; perante as necessidades básicas de reconciliação com a vertiginosa civilização da qual somos actores.

Assim, os recursos estilísticos funcionais que invoca (angularidade, agudeza, certo monocromatismo, repetição, sequencialidade, simplicidade, etc.) funcionam unicamente como meio para atrair o olhar empático inicial que visa o fim que nos encaminha para o universo alfabético do pintor (pleno de símbolos) que nos propõe (sem o impor) a desvelar na tela.
A Arte de Filipe Rodrigues é seguramente prometedora e merecedora de admiração!

Delfim Sousa
Director da Casa-Museu Teixeira Lopes




"O Contracto" _acrílico sobre tela _120x100cm






rui chafes, delfim de sousa, mário dorminsky, filipe rodrigues