Páginas



























» INTERNAMENTE - Pensamento e prática artística em contexto hospitalar
» Hospital da Prelada
» Exposição: 19 de maio a 15 de setembro de 2018




INTERNAMENTE: pensamento e prática artística em contexto hospitalar é um projeto expositivo que apresenta uma dezena de alunos e alumni da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com formação em Pintura e Técnicas de Impressão, dos diferentes níveis de graduação: licenciatura, mestrado e doutoramento.

INTERNAMENTE remete para a função hospitalar do internamento, onde se desenvolvem as terapias e tratamentos dos pacientes. Ao mesmo tempo, remete para os significados concreto e simbólico do interno, nomeadamente a medicina que estuda as funções e fluxos internos do organismo, e as vertentes simbólicas da psicoterapia e do espiritual, também elas muito relevantes no bem-estar e tratamento humano.
Cada autor foi escolhido por desenvolver os seus projetos artísticos associados ao corpo, pensando-o como matéria; ferramenta; forma; e intelecto. O objetivo é encontrar um ponto de contacto entre os artistas e a medicina, através da principal conexão entre ambos – o corpo – e dessa forma iniciar um diálogo que cruze perspectivas estéticas, funcionais e simbólicas que possam existir. Nesse contexto, este projeto envolve também a realização de uma pesquisa teórica que procura cruzar diferentes conceções quer de agentes ligados à arte, quer à medicina, que será apresentada num texto académico a publicar durante a exposição.

INTERNAMENTE, para além de uma exposição e investigação teórico-prática, pretende ser um projeto que dinamize uma reflexão entre entre a arte e a medicina, numa proposta onde simbioticamente duas grandes áreas do saber aparentemente de campos opostos, se relacionam e complementam - interna e externamente.

Organização:
FBAUP / SCMP / Hospital da Prelada