Páginas

Pratos para que vos quero

 

4.º Edição do Projeto "Pratos de Cerâmica Originais"

Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL 


 "Do Barro Deus fez a Humanidade"... Hoje, uma versão de Eva e Adão na Oficina de Cerâmica, Cooperativa Árvore, com Isabel Mourão Alves, Pedro Gil e Humberto Nelson #ceramics #art #FilipeRodrigues #portugueseartist 24 de Abril








































Autor do Projeto Artístico 
Linha de Água Bienal de arte contemporânea de Trás-os-Montes 2022


 A Bienal de arte contemporânea de Trás-os-Montes é um projeto que reúne em conjunto a iniciativa de artistas, curadores e especialistas de arte que se dedicam à prática e investigação artística e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

O objetivo é estabelecer um espaço de criação e reflexão artística contemporânea contextualizado na singularidade do território, no património da fauna e flora da paisagem protegida. O território foi galardoado com 3 (três) selos da UNESCO: Geopark; Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica e Festividades de inverno Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 O programa pretende ser um investimento no território artístico de Macedo de Cavaleiros e na densa região de Trás-os-Montes com a missão de estimular, apoiar e divulgar a criação de teorias e práticas contemporâneas do ativismo artístico. Assim como, promover, organizar e divulgar projetos artísticos, culturais e pedagógicos centrados na reflexão e proteção do meio ambiente.

     Linha de Água é o tema proposto para desenvolver um pensamento artístico relacionado com o futuro ambiental do nosso território e planeta terra.    

 Ambiciona, por isso, estabelecer uma perspetiva de futuro na Internacionalização em práticas colaborativas de investigação artística, em articulação sistemática com curadores e artistas/investigadores com atividade em centros de investigação artísticos, Institutos de Ensino Superior e Universidades.

 

Objetivos

 a)      Propor um papel dinamizador na oferta cultural, constituir um elemento ativo na divulgação da criação e produção artística contemporânea dentro e fora da região de Trás-os-Montes;

b)      Desenvolver em Macedo de Cavaleiros, uma circulação atrativa de obras de artistas portugueses e estrangeiros assegurando de forma gratuita o acesso público às atividades artísticas;

c)       Promover o pensamento crítico sobre o saber e o fazer artístico, através de redes e parcerias com múltiplos intervenientes, artistas, curadores, instituições de ensino superior e centros de investigação artísticas. 


Filipe Rodrigues 

26 Janeiro de 2022 

(data do envio da minha proposta para a responsável pela programação do Município de Macedo de Cavaleiros)